IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Para Temer, parlamentares que apoiarem reforma da Previdência terão votos nas eleições

18/12/2017 19h24

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Michel Temer afirmou na noite desta segunda-feira que os parlamentares que apoiarem a reforma da Previdência vão ter votos nas eleições do próximo ano e indicou que aqueles que se posicionarem contra a proposta terão "problemas" no futuro.

Temer indicou que deputados e senadores que apoiarem a reforma vão colher dividendos eleitorais semelhantes daqueles que atuaram pela aprovação da medida provisória que mudou regras de compensação financeira de recursos minerais, objeto da solenidade que ele promoveu no Palácio do Planalto.

"Isso (o apoio à medida provisória) há de lhe dar os votos. Meu maior desejo é que todos vocês, que estejam aqui, estão hoje aqui e outros colegas que estão no Legislativo, estejam também aqui em 2019, e estejam com uma reforma da Previdência aprovada", defendeu.

O presidente cobrou fidelidade de quem apoia a agenda do governo, Segundo ele, não tem como ser governo em alguns "episódios" e não ser em outros.

Temer afirmou que não se pode ter medo de ter coragem e afirmou que o Executivo não vai deixar de passar "a todo instante", em janeiro, durante o recesso parlamentar, o tema da reforma da Previdência. Sem votos, a apreciação da proposta, prevista para ocorrer nesta semana, ficou para 19 de fevereiro, na semana seguinte ao Carnaval.

Em um tom irritadiço, o presidente disse que é preciso "desmistificar" inverdades que são divulgadas em relação à reforma. Ele alertou, entretanto, para os riscos da não aprovação da proposta.

"Vocês verão, aprovando em fevereiro, os benefícios para o país, pois, caso o contrário, haverá malefícios", frisou.

(Reportagem de Ricardo Brito)