IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China pede cooperação depois de EUA classificarem país asiático como competidor

19/12/2017 09h42

PEQUIM (Reuters) - A cooperação entre a China e os Estados Unidos levará a um resultado vantajoso para ambos os lados, mas um confronto trará perdas mútuas, disse a China nesta terça-feira, depois que os EUA classificaram-na como um concorrente que procura desafiar o poder dos norte-americanos.

A China espera que os EUA possam abandonar essa mentalidade e buscar um terreno comum enquanto respeita as diferenças, disse a embaixada da China em seu site.

"Com base no respeito mútuo, a China está disposta a conviver pacificamente com outros países, incluindo os Estados Unidos", disse. "Mas os EUA devem se adaptar e aceitar o desenvolvimento da China."

A China sempre contribuiu para o desenvolvimento global e tem sido um protetor da ordem internacional, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying, em Pequim.

Como as duas maiores economias do mundo, a China e os Estados Unidos têm a responsabilidade de proteger a paz e a estabilidade globais e de promover a prosperidade global, acrescentou Hua.

"Pedimos aos Estados Unidos que parem de distorcer intencionalmente as intenções estratégicas da China."

(Por Ryan Woo e Ben Blanchard)