IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Congresso dos EUA caminha para aprovar maior revisão tributária dos EUA em 30 anos

19/12/2017 10h32

WASHINGTON (Reuters) - O Congresso norte-americano, controlado pelos republicanos, começará a votar nesta terça-feira a maior revisão do sistema tributário dos Estados Unidos em mais de 30 anos, com poucos obstáculos no caminho do primeiro grande triunfo legislativo do partido sob o presidente Donald Trump.

A Câmara dos Deputados, que introduziu a proposta inicial de legislação tributária há apenas seis semanas, em 2 de novembro, vai agir primeiro com uma votação nesta terça-feira.

O Senado pode seguir pela noite desta terça-feira ou na quarta-feira de manhã, depois de completar 10 horas de debate, disseram os legisladores.

Com a expectativa de votos apenas do partido republicano em ambas as casas, a aprovação parece quase certa.

Os republicanos insistem que o pacote de cortes de impostos para corporações, pequenas empresas e indivíduos impulsionará o crescimento econômico e de emprego. Eles também vêem a medida como essencial para ter alguma esperança de manter a maioria na Câmara e no Senado quando os eleitores forem às urnas em novembro do ano que vem.

O avanço da proposta em direção à aprovação representa uma notável recuperação do desempenho dos republicanos neste ano, quando a tentativa do partido de desmontar o programa de saúde Obamacare do ex-presidente democrata Barack Obama se desintegrou no Senado e as perspectivas de revisão tributária pareciam condenadas por lutas internas do partido.

(Por David Morgan e Amanda Becker)