ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

EDP Brasil compra participação na Celest por R$230 mi e anuncia OPA

19/12/2017 21h08

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A EDP Brasil assinou nesta terça-feira contrato de compra de 14,5 por cento do total das ações de emissão da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celest) detidas pela Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (Previ), por 230 milhões de reais, informou em nota.

No acordo, está prevista a compra de 33,1 por cento de ações ordinárias e 1,9 por cento das ações preferenciais da Celest --principal empresa de distribuição, geração e transmissão de energia de Santa Catarina--, segundo comunicado enviado ao mercado.

O preço de aquisição será reduzido do montante de quaisquer distribuições de dividendos ou juros sobre o capital próprio que venham a ser declarados ou pagos pela Celesc até a conclusão da operação.

O negócio ainda necessita da aprovação de órgãos responsáveis, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Uma vez concluída a operação, a EDP explicou que irá exercer os direitos inerentes à participação acionária adquirida, inclusive o de indicar membros para o conselho de administração da Celesc.

A EDP informou ainda que, uma vez concluída a operação, realizará uma oferta pública voluntária (OPA) ao preço de 27 reais por ação, para adquirir até 32 por cento do total das ações preferenciais de emissão da Celesc. O preço representa um prêmio de 33,2 por cento sobre o preço médio ponderado das ações nos 30 pregões anteriores a 18 de dezembro, inclusive.

O valor, no entanto, poderá ser ajustado se houver a declaração ou pagamento de quaisquer dividendos ou juros sobre o capital próprio pela Celesc até a data do leilão da OPA Voluntária.

"Esta transação reforça um novo ciclo de crescimento da companhia, com ênfase no segmento de distribuição e transmissão", disse a empresa no comunicado.

(Por Marta Nogueira)

Mais Economia