Bolsas

Câmbio

Tarifa em dólares da energia de Itaipu terá redução de 3% em 2018, diz Aneel

SÃO PAULO (Reuters) - A tarifa de repasse da potência da hidrelétrica binacional de Itaipu para o ano de 2018 será reduzida para 27,87 dólares por quilowatt-mês, queda de cerca de 3 por cento ante os 28,73 dólares praticados neste ano, decidiu a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em reunião extraordinária de diretoria nesta quinta-feira.

O contrato da usina binacional tem valores definidos em dólar porque os financiamentos que viabilizaram o empreendimento foram feitos na moeda norte-americana, à qual também são atrelados os royalties pagos por sua geração.

As distribuidoras de eletricidade do Sudeste, Sul e Centro-Oeste, compradoras da produção de Itaipu, pagam pela energia em reais, por uma taxa média de venda calculada pelo Banco Central do Brasil no dia útil imediatamente anterior ao do pagamento da fatura, segundo a Aneel.

Itaipu é administrada no Brasil pela estatal Eletrobras. O governo federal anunciou em agosto planos de privatizar a elétrica, mas a usina binacional não entrará no processo, e provavelmente será alvo de uma cisão para continuar sob gestão da União.

(Por Luciano Costa)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos