Bolsas

Câmbio

Bundesbank diz que bitcoin não é realidade próxima na zona do euro

FRANKFURT (Reuters) - O membro do comitê executivo do Bundesbank Carl-Ludwig Thiele descartou a introdução de uma moeda digital oficial na zona do euro e alertou para possíveis perdas em investimentos com criptomoedas como o bitcoin, disse a um jornal alemão.

"Dinheiro digital vindo do banco central e análogo ao dinheiro real não está no radar por enquanto", disse Thiele neste sábado ao semanal Euro am Sonntag.

Moedas digitais permitem aos usuários fazerem transações além das fronteiras instantaneamente e ganharam popularidade este ano por causa de seu aumento de preços. Bitcoin, a mais conhecida, subiu de preço cerca de 20 vezes desde o começo do ano.     A criptomoeda, no entanto, perdeu 30 por cento de valor, para menos de 13 mil dólares, na sexta-feira, em um momento no qual investidores desconfiaram da forte alta que levou o valor para perto de 20 mil dólares, levando especialistas a alertarem para a presença de uma bolha.

    "Estamos vendo um rápido crescimento de valor, o que traz o risco de perdas rápidas também", afirmou.

    Moedas digitais descentralizadas como o bitcoin ainda não são amplamente aceitas. Críticos afirmam que elas podem ser facilmente usadas para lavagem de dinheiro, e que o fato de não haver regulação a torna arriscada, apesar da ideia existente de criação de uma versão eletrônica das moedas que ainda são controladas pelos bancos centrais.

(Por Maria Sheahan)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos