Bolsas

Câmbio

Ibovespa sobe com destaque para Embraer e varejistas em dia de liquidez reduzida

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice acionário da B3 fechou em alta nesta terça-feira, tendo as ações a Embraer e de varejistas entre as maiores altas em sessão marcada por liquidez reduzida devido aos feriados de fim de ano.

O Ibovespa fechou em alta de 0,69 por cento, a 75.707 pontos. O giro financeiro somou 4,9 bilhões de reais, muito inferior à media diária do mês até sexta-feira, de 10,45 bilhões de reais.

"O mercado está em clima de fim de ano... Não tem nenhuma urgência e não temos muitas notícias", disse o economista da corretora Nova Futura Pedro Paulo Silveira.

Antes de ganhar fôlego ao longo do dia, o Ibovespa abriu mostrando mais fraqueza, com investidores adotando cautela diante da situação fiscal do país e com receios de um novo rebaixamento da nota de crédito do Brasil pelas agências de classificação de risco.

Os receios de uma revisão da nota de crédito do Brasil voltaram à tona perto do fim da semana passada, após rumores de que a Standard & Poor's poderia definir um corte do rating antes do fim do ano. Esse receio chegou a ser amenizado ainda na semana passada, após declarações do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que afirmou não ter conversado sobre mudanças de rating do Brasil nas reuniões que teve com agências de classificação de risco Standard & Poor's, Fitch e Moody's.

No entanto, apesar das declarações de Meirelles, o risco de uma ação no rating do Brasil segue no radar dos investidores, principalmente após o governo não ter conseguido levar a proposta de reforma da Previdência para votação na Câmara dos Deputados ainda este ano.

DESTAQUES

- EMBRAER ON subiu 6,2 por cento e liderou a ponta positiva do índice, ainda tendo como pano de fundo as negociações com a Boeing para uma combinação de seus negócios. Para analistas, a possibilidade de compra de uma fatia na Embraer é mais provável do que a aquisição completa dos negócios.

Na sexta-feira, um dia após a divulgação de que as duas empresas estão em negociações, o presidente Michel Temer disse que não há a "menor cogitação" de transferir o controle da Embraer para outra empresa e disse que não chegou a seu gabinete uma decisão sobre conversas entre Boeing e fabricante de aviões brasileira.

- LOJAS AMERICANAS PN avançou 3,66 por cento, GPA PN subiu 3,37 por cento e LOJAS RENER ON ganhou 2,73 por cento, em sessão positiva para as varejistas após dados mostrarem melhora nas vendas de Natal. Fora do índice, MAGAZINE LUIZA ON teve alta de 3,61 por cento.

- PETROBRAS PN subiu 1,4 por cento e PETROBRAS ON teve alta de 0,66 por cento cada, firmando-se no azul conforme os preços do petróleo no mercado internacional também fincaram o pé em território positivo.

- COPEL PNB avançou 1,72 por cento, entre as maiores altas do Ibovespa, após a empresa anunciar de que analisará em janeiro um plano de desinvestimentos de ativos não estratégicos.

- BR MALLS ON teve alta de 0,89 por cento, após a empresa anunciar uma série de vendas de participações em shoppings na semana passada. Apenas na sexta-feira, a empresa informou a venda de participação em dois negócios, por 369,8 milhões de reais. No ano, foram seis operações, no valor total de 824 milhões de reais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos