Com 40 mil venezuelanos no Brasil, situação no país vizinho preocupa, diz ministro da Defesa
BRASÍLIA (Reuters) - O ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse nesta quinta-feira que a situação da Venezuela --que atravessa grave crise política e econômica-- preocupa as autoridades brasileiras, uma vez que há 40 mil venezuelanos que estão no Brasil.
Jungmann afirmou que a chegada de cidadãos de países vizinhos tem trazido um "peso muito grande" aos sistemas públicos de saúde e de segurança nas localidades que têm recepcionado essas pessoas.
"Nossas preocupações estão centradas aí", disse ele, ao destacar que houve um número "muito grande" de venezuelanos na região. Ele chegou a estimar que, em determinadas localidades, 30 por cento da assistência de saúde têm sido prestada a refugiados do país vizinho.
Em entrevista coletiva na qual fez um balanço da sua gestão, o ministro da Defesa afirmou que o Brasil tem acordos humanitários e que vai receber refugiados. Ele disse esperar uma solução para a crise que ocorra de maneira pacífica.
"Nós não queremos nenhuma intervenção externa", frisou ele, destacando que já levou esse posicionamento em encontros com autoridades de outros países.
(Reportagem de Ricardo Brito)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.