IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petrobras eleva diesel nas refinarias pela 7ª vez seguida; gasolina também tem alta

28/12/2017 11h49

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras informou nesta quinta-feira que elevará os preços do diesel em 1,1 por cento a partir de sexta-feira, na sétima alta consecutiva do combustível nas refinarias da estatal desde o dia 20 de dezembro.

Apesar dos consecutivos reajustes, os valores do diesel vendido nos postos recuaram 0,27 por cento na semana de 17 a 23 de dezembro, na comparação com o período anterior, para uma média nacional de 3,318 reais por litro, segundo pesquisa da reguladora ANP.

Os repasses dos reajustes realizados pela Petrobras nas refinarias para as bombas dependem das estratégias e do comportamento de distribuidoras de combustíveis e dos postos.

A Petrobras anunciou também nesta quinta-feira uma alta de 1,7 por cento para o preço da gasolina nas refinarias a partir de 29 de dezembro, em linha com a política da companhia de realizar reajustes mais frequentes para acompanhar as cotações externas e ao mesmo tempo retomar mercado perdido para concorrentes que importam os combustíveis.

Nos postos, segundo a pesquisa da ANP, o preço médio da gasolina no Brasil voltou a renovar máxima recorde nominal na semana passada, registrando a sétima alta semanal consecutiva. O valor apurado pela ANP foi de 4,089 reais por litro, ante 4,053 reais na semana anterior.

(Por Marta Nogueira)