Bolsas

Câmbio

Principal acionista da Oi pede convocação de assembleia de acionistas em oito dias

SÃO PAULO (Reuters) - O principal acionista da empresa brasileira de telecomunicações Oi SA, que fechou o maior acordo de reestruturação de dívida da América Latina no início de dezembro, solicitou que seja convocada nos próximos oito dias uma assembleia geral de acionistas, informou a empresa em fato relevante divulgado no fim da noite de sexta-feira.

No comunicado, a empresa disse que a Bratel Brasil, controlada pelo principal acionista Pharol SGPS, solicitou a reunião para deliberar sobre diversos assuntos que impactam o plano de reestruturação da Oi aprovado por credores em 20 de dezembro. A legalidade do pedido de reunião será determinado pelo juiz que supervisiona a recuperação judicial da empresa, disse a Oi.

De acordo com a apresentação, a Bratel, que detém 22,24 por cento do capital da Oi, convocou a reunião para discutir o plano de reestruturação, bem como a composição do conselho de administração e administração da Oi.

A Bratel também pediu que a reunião discuta a propositura de uma ação de responsabilidade civil, "em face a administradores e diretores em suas atuais funções em razão de ações ilegais e violadoras do Estatuto Social da Companhia".

O plano de reestruturação, que entregou aos credores até 75 por cento das ações da Oi, sofre forte oposição dos principais acionistas da empresa.

Em 15 de dezembro, a Reuters informou que o conselho, efetivamente removido do processo de reestruturação por um juiz em novembro, estava considerando convocar uma assembleia geral de acionistas. Tal reunião deveria demonstrar que os próprios acionistas, e não apenas os seus representantes no conselho, se opunham ao plano de reestruturação, fontes com conhecimento do assunto disseram à época.

(Por Gram Slattery)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos