Bolsas

Câmbio

Indústria da zona do euro encerra 2017 com crescimento em máxima recorde, mostra PMI

Por Jonathan Cable

LONDRES (Reuters) - O setor industrial da zona do euro terminou 2017 aumentando a atividade no ritmo mais rápido em mais de duas décadas, mostrou nesta terça-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), e o aumento da demanda sugere que o início do ano será forte.

O PMI final de indústria do IHS Markit para a zona do euro atingiu 60,6 em dezembro, igualando a leitura preliminar e acima dos 60,1 de novembro. Esse foi o nível mais alto desde que a pesquisa começou em junho de 1997.

O subíndice de produção avançou para 62,2 de 61,0 em novembro, patamar mais elevado em mais de 17 anos e segundo nível mais alto na história da pesquisa.

"O boom da indústria da zona do euro ganhou mais força em dezembro, encerrando o melhor ano já registrado e abrindo espaço para um forte início de 2018", disse Chris Williamson, economista-chefe do IHS Markit.

Apesar de as fábricas terem elevado os preços de novo no mês passado, ainda que a um ritmo mais fraco do que em novembro, o subíndice de novas encomendas subiu para 61,5 de 61,4, nível que não era visto desde o início do século.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos