Bolsas

Câmbio

IPC-S desacelera alta a 0,21% em dezembro e fecha ano com alta acumulada de 3,23%, diz FGV

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) desacelerou a alta em dezembro a 0,21 por cento, contra 0,36 por cento em novembro, e terminou 2017 com avanço acumulado de 3,23 por cento, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta terça-feira.

Em 2016 o índice havia fechado com alta acumulada de 6,18 por cento.

De acordo com a FGV, maior contribuição para o resultado do IPC-S em dezembro foi dada pela classe de despesas Habitação, cujos preços recuaram 0,33 por cento em dezembro, ante queda de 0,08 por cento na terceira quadrissemana, quando o IPC-S teve alta de 0,27 por cento.

A tarifa de eletricidade residencial foi o item que exerceu a maior influência negativa para o índice em dezembro, com recuo de 2,93 por cento, contra queda de 1,78 por cento na terceira quadrissemana.

No ano, contudo, o item com maior influência negativa foi a tarifa de telefone residencial, com queda de 6,96 por cento e impacto negativo de 0,08 ponto percentual no índice. Na outra ponta, os planos e seguros de saúde, que subiram 12,27 por cento no ano, tiveram um impacto positivo no índice de 0,49 por cento .

(Por Camila Moreira)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos