IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mercado de veículos pesados no Brasil deve crescer de 10% a 20% em 2018, diz Volkswagen

04/01/2018 18h54

SÃO PAULO (Reuters) - O mercado brasileiro de veículos pesados deve crescer entre 10 e 20 por cento em 2018, previu nesta quinta-feira o presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Roberto Cortes, citando início de renovação de frota nacional e queda de juros.

A companhia disputa a liderança do mercado brasileiro com a também alemã Daimler, que estimou no mês passado que as vendas de caminhões no Brasil em 2018 devem crescer cerca de 30 por cento.

Mais cedo nesta quinta-feira, o presidente da associação de concessionários de veículos, Fenabrave, Alarico Assumpção Jr., estimou que as vendas de caminhões novos no Brasil este ano devem subir 9,5 por cento, para 57.025 unidades.

"A premissa é que a recuperação da economia continuará. Vai haver uma renovação de frota que já estamos experimentando. Se formos fazer um plano para este ano, a base seria o número da Fenabrave", disse o presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Cortes comentou que até alguns meses atrás a companhia estimava para este ano crescimento do mercado de entre 8 e 10 por cento, mas com a expansão acima da esperada nas vendas do último trimestre de 2017, a montadora revisou suas expectativas.

"Antes da crise do mercado tínhamos frotistas com veículos com idade média de 2 a 2,5 anos e hoje as frotas desses grandes grupos está com 4, 5 anos de uso, isso reduz o nível de eficiência e não é tão rentável", afirmou Cortes.

Segundo ele, a Volkswagen Caminhões e Ônibus espera atingir crescimento acima do mercado este ano, "talvez 3 a 4 pontos percentuais acima", por causa da entrada no segmento de caminhões leves de uso urbano de até 3,5 toneladas, modelo que já tem entregas de cerca de 1.000 unidades previstas para os primeiros meses do ano para empresas como Ambev e JSL.

O executivo comentou que a montadora até abril está "com produção programada com uma hora extra por dia e dois sábados por mês". Cortes comentou que mesmo com o mercado previsto para crescer até 20 por cento, a montadora tem condições de continuar operando com apenas um turno na fábrica de Resende (RJ).

Sobre vendas externas, "vemos chance de crescer no mínimo 10 por cento, chegando a 20 por cento", disse Cortes. Em 2017, a Volkswagen Caminhões e Ônibus teve crescimento de 31 por cento nas exportações, para 8.479 unidades, entre caminhões e ônibus, impulsionada por vendas para a Argentina. A empresa vai lançar no México seu caminhão leve urbano, o Delivery, ainda neste mês. Argentina e Chile terão anúncios do modelo na sequência, disse.

(Por Alberto Alerigi Jr.)