Dólar sobe ante real com correção e exterior

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar registrava leve alta ante o real nesta sexta-feira, num movimento de correção após as recentes quedas, com os investidores de olho no cenário externo e na cena política local.

Às 10:12, o dólar avançava 0,32 por cento, a 3,2441 reais na venda, depois de acumular queda de 2,43 por cento nos últimos três pregões. O dólar futuro tinha alta de 0,25 por cento.

O dólar subia ante uma cesta de moedas e também sobre divisas de países emergentes, como os peso chileno e o rand sul-africano.

Os dados sobre emprego nos Estados Unidos, que serão divulgados às 11:30 (horário de Brasília), ganhavam atenção especial nesta sessão, porque podem dar suporte para novas visões sobre a política monetária da maior economia do mundo. A expectativa de economistas ouvidos pela Reuters é de criação de 190 mil vagas.

Os mercados acreditam que o Federal Reserve, banco central dos EUA, vai elevar os juros duas vezes neste ano em relação à previsão do próprio Fed de três altas.

"Existe um efeito secundário de que quanto melhores os dados, mais forte fica a percepção de tração das economias globais, o que fortalece a busca pelo risco", afirmou o operador da corretora H.Commcor Cleber Alessie Machado.

Internamente, os investidores continuavam monitorando as articulações do governo para aprovar a reforma da Previdência, cuja votação está marcada para meados de fevereiro na Câmara dos Deputados.

Na véspera, o ministro da secretaria de Governo, Carlos Marun, disse à Reuters que ainda faltavam 50 votos para aprovar a matéria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos