Petrobras reduz preços da gasolina em 3,5% na 1ª semana do ano; diesel cai 2%

José Roberto Gomes

SÃO PAULO, 5 Jan (Reuters) - A Petrobras reduziu os preços da gasolina em 3,5% e os do diesel em 2% nas refinarias nesta primeira semana de 2018, de acordo com o acumulado dos reajustes anunciados nos últimos dias pela estatal.

A baixa ocorre em meio a um recuo do petróleo no mercado internacional de máximas desde 2015, com operadores atentos à produção nos Estados Unidos. 

Nesta sexta-feira, a Petrobras informou que diminuirá as cotações da gasolina em 1,1% a partir de sábado. Já o diesel, combustível mais consumido no país, terá os preços reduzidos em 1,7%.

Antes disso, a Petrobras já havia reduzidos os valores da gasolina em 0,1% em 3 de janeiro, em 1,4% no dia seguinte e em 0,9% nesta sexta-feira. Os do diesel subiram 0,6% no dia 3, caíram 1,9% no dia 4 e voltaram a subir 1,2% nesta sexta.

Alterações quase diárias

Os reajustes fazem parte da nova sistemática de formação de preços nas refinarias pela Petrobras, em vigor desde julho do ano passado e que prevê alterações quase que diárias nas cotações dos combustíveis.

De lá para cá, a alta acumulada tanto para o diesel quanto para a gasolina é de 18%.

Os repasses dos reajustes realizados pela Petrobras das refinarias para as bombas, entretanto, dependem das estratégias e do comportamento de distribuidoras de combustíveis e dos postos.

Em 2017, por exemplo, a Petrobras elevou em 7,8% os preços da gasolina vendida às distribuidoras e em 9,3% os do diesel. Nas bombas, contudo, a alta desses produtos foi de cerca de 9% para ambos.

(Edição de Roberto Samora)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos