IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC do Japão reduz compras de títulos e provoca especulação sobre redução de estímulo

09/01/2018 07h10

TÓQUIO/HONG KONG9 (Reuters) - As especulações de que o banco central do Japão pode reduzir seu estímulo monetário neste ano tomaram os mercados nesta terça-feira depois que o Banco do Japão reduziu o volume de compras de títulos do governo.

Os operadores parecem ter se agarrado ao anúncio do banco de que comprará menos dos títulos de longo prazo, fazendo com que o dólar recuasse contra o iene e elevando os rendimentos das notas de 20 e 40 anos para a máxima em um mês.

Embora o movimento esteja em linha com a sutil redução do Banco do Japão em suas compras de títulos, os operadores disseram que isso destaca como os mercados estão sensíveis a uma redução no forte estímulo que tem sido a peça central das políticas do primeiro-ministro Shinzo Abe nos últimos quatro anos e meio.

O presidente do banco central, Haruhiko Kuroda, tem repetidamente descartado a chance de retirar o estímulo em breve, mesmo que algumas autoridades tenham demonstrado recentemente preocupações com os deméritos aparentes do afrouxamento monetário, especialmente o efeito sobre as margens de lucro das instituições financeiras.

No total, o Banco do Japão reduziu as compras de títulos de 10 a 25 anos e de 25 a 40 anos em 10 bilhões de ienes (88,39 milhões de dólares) cada, para 190 bilhões e 80 bilhões de ienes respectivamente.