Bolsas

Câmbio

Pedidos de falência caem 18,2% em 2017 com retomada econômica, diz Boa Vista SCPC

SÃO PAULO (Reuters) - Os pedidos de falência no Brasil em 2017 caíram 18,2 por cento ante 2016, enquanto os de recuperação judicial recuaram 23,7 por cento na mesma base, em sinal de retomada da atividade econômica após dois anos de recessão, mostraram dados da Boa Vista Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) divulgados nesta terça-feira.

As falências efetivamente decretadas, no entanto, subiram 2,9 por cento na comparação anual, e as recuperações deferidas caíram 18,9 por cento no período.

"Passado o período de intensa retração da atividade econômica ..., as empresas voltam agora a esboçar sinais mais sólidos dos indicadores de solvência, fato que deverá continuar, uma vez que o cenário econômico tem mostrado sinais de recuperação gradual em diversos setores produtivos", informou a Boa Vista SCPC, que atua no segmento de inteligência analítica sobre consumidores e empresas.

Entre as empresas que pediram falência, 93 por cento são de pequeno porte e 44 por cento do setor de serviços, seguido por indústria (30 por cento) e comércio (26 por cento). No caso de recuperação judicial, as empresas de pequeno porte compreendiam 94 por cento dos casos, e a participação do setor de serviços foi de 44 por cento.

(Por Raquel Stenzel)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos