IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tempestade ameaça principal terminal portuário para minério na Austrália

10/01/2018 11h18

SYDNEY (Reuters) - Navios podem ter de deixar o porto australiano Hedland, o maior terminal de exportação de minério de ferro do mundo, já na quinta-feira, como uma precaução de segurança devido a uma tempestade tropical, informou nesta quarta-feira o gerente da autoridade portuária de Pilbara.

A autoridade disse que o Porto Hedland pode começar a retirar navios na manhã de quinta-feira, se a tempestade tropical se transformar em um ciclone, durante a noite.

O Porto Hedland é usado por três dos quatro principais produtores de minério de ferro da Austrália --BHP,, Fortescue Metals Group e Gina Rinehart's Hancock Prospection.

Um risco significativo permanece, uma vez que a tempestade pode se transformar em ciclone tropical severo no início da sexta-feira, trazendo rajadas de vento destrutivas de até 130 km por hora para áreas costeiras no noroeste da Austrália, disse o Departamento Australiano de Meteorologia.

A região abriga muitas das maiores minas de minério de ferro do mundo. O Porto Hedland, no mês passado, exportou mais de 41 milhões de toneladas, quase todas destinadas a usinas siderúrgicas chinesas.

Todos os anos, os ciclones fecham os canais de transporte e interrompem a mineração de milhões de toneladas de minério de ferro, além de carvão, produtos cruciais para a economia australiana dependente das exportações.

(Por James Regan)