IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Importação de minério de ferro pela China cai em dezembro, mas tem alta recorde em 2017

12/01/2018 09h39

XANGAI (Reuters) - As importações de minério de ferro pela China caíram 11 por cento em dezembro ante o mês anterior, mas as compras no acumulado do ano representaram uma alta recorde, segundo dados de alfândega divulgados nesta sexta-feira, com o maior consumidor global da commodity comprando mais matérias-primas para impulsionar a produção de aço.

As importações em dezembro caíram para 84,14 milhões de toneladas, ante 94,54 milhões em novembro, mostraram os dados da Administração Geral de Alfândegas.

No acumulado do ano, elas subiram 5 por cento, para um recorde de 1,075 bilhão de toneladas, ultrapassando 1 bilhão de toneladas pelo segundo ano.

As usinas de aço chinesas elevaram a produção apoiadas por uma forte recuperação nos preços do aço, o que impulsionou seus lucros ao maior nível em quase duas décadas.

"As grandes mineradoras expandiram sua produção e seus embarques, enquanto o combate da China a fundições ilegais que utilizavam sucata para produzir impulsionou a demanda por minério de ferro do exterior. O apetite por minério de ferro importado pelas usinas de aço chinesas segue forte", disse o analista Wang Di, da CRU, em Pequim.

(Por Ruby Lian e Josephine Mason)