IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Receita líquida do GPA cresce 6,8% no 4º tri e 8,2% em 2017; ações avançam

15/01/2018 10h54

Por Gabriela Mello

SÃO PAULO (Reuters) - As vendas totais líquidas do Grupo Pão de Açúcar (GPA) no quarto trimestre subiram 6,8 por cento na comparação anual, para 12,5 bilhões de reais, disse a empresa nesta segunda-feira, levando o faturamento a encerrar o ano com alta acumulada de 8,2 por cento.

O crescimento das vendas no trimestre e no ano foram impulsionadas pelo forte desempenho do segmento de atacarejo, enquanto as vendas líquidas do segmento Multivarejo recuaram.

No conceito mesmas lojas, o GPA reportou um crescimento da ordem de 3,5 por cento em relação ao quarto trimestre de 2016, citando "contínuos ganhos" de participação de mercado tanto no segmento Multivarejo quanto na rede Assaí.

Às 10:48 (horário de Brasília), as ações do GPA subiam 1,58 por cento, a 76,06 reais, enquanto o Ibovespa tinha valorização de 0,47 por cento. Em 2017, os papéis da companhia acumularam ganho de 44,8 por cento.

No Multivarejo, que compreende as bandeiras Extra Hiper e Pão de Açúcar, o faturamento líquido somou 7,1 bilhões de reais entre outubro a dezembro, queda de 4,9 por cento ano a ano, com o desempenho afetado pela deflação de alimentos, principalmente em produtos de Natal, e a migração de canais em função do cenário econômico.

Já a divisão de atacarejo Assaí teve uma receita líquida de 5,44 bilhões de reais no quarto trimestre, 28,2 por cento maior ante igual intervalo de 2016, com inauguração de 11 novas unidades no período, sendo oito conversões e três orgânicas, e um aumento anual de 10,7 por cento no conceito vendas mesmas lojas.

"No trimestre, tanto as vendas ‘mesmas lojas’ como as novas lojas foram impulsionadas pelas ações comerciais de inaugurações, ‘Aniversário Assaí’ e pela ‘Black Friday’ realizada pela primeira vez na bandeira, com destaque na categoria de bazar", informou o GPA no comunicado sobre o desempenho do atacarejo. .

ACUMULADO

Em 2017, o faturamento líquido do GPA aumentou 8,2 por cento ano a ano, para 44,6 bilhões de reais, dos quais 26,2 bilhões de reais vieram do segmento Multivarejo e 18,44 bilhões de reais da rede de atacarejo Assaí.

No Multivarejo, as vendas líquidas totais no ano recuaram 2,1 por cento sobre 2016, impactadas pelo fechamento de 17 hipermercados no período, sendo 15 para conversão em Assaí. "Essa otimização do portfolio de lojas representou uma redução de aproximadamente 5 por cento da área de vendas do Multivarejo", explicou o GPA.

Trabalhos de reforma em 50 lojas da bandeira Pão de Açúcar também comprometeram o desempenho da divisão Multivarejo, disse a empresa, acrescentando que o plano é reformar cerca de 20 unidades em 2018.

No caso da rede de atacarejo Assaí, houve alta de 27,8 por cento na receita líquida anual, com 20 aberturas no ano, sendo 15 conversões e cinco orgânicas, além da entrada da marca em Minas Gerais e Piauí.

"As lojas convertidas apresentaram um múltiplo de vendas de cerca de 2,5 vezes em relação ao Extra Hiper, confirmando a assertividade do projeto e a aderência do formato nas lojas escolhidas", informou o GPA.

Durante 2017 foram inauguradas cinco lojas Assaí, três Pão de Açúcar, seis Minuto Pão de Açúcar, além de duas Drogarias Extra e dois postos de gasolina.

(Edição de Raquel Stenzel)