IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Grupo militante da Nigéria anuncia ataques ao setor de petróleo nos próximos dias

17/01/2018 11h59

YENAGOA, Nigéria (Reuters) - O grupo militante nigeriano Niger Delta Avengers disse nesta quarta-feira que planeja lançar ataques ao setor de petróleo do país nos próximos dias.

O grupo reivindicou a responsabilidade pela maior parte dos ataques às instalações de petróleo no Delta do Níger em 2016, que reduziu a produção de petróleo da Nigéria, de um pico de 2,2 milhões de barris por dia para cerca de 1 milhão de barris por dia. Esse foi o nível mais baixo visto no maior produtor de petróleo da África em pelo menos 30 anos.

"Essa rodada de ataques será a mais mortal e terá como alvo as operações em águas profundas das multinacionais", afirmou o grupo em um comunicado em seu site (http://www.nigerdeltaavengers.org/).

O grupo, que quer que uma maior parcela da riqueza energética da Nigéria seja direcionada à região empobrecida do Delta, disse que seus objetivos incluirão a plataforma Bonga, Agbami, campo de EA, campo de Brittania-U e campo de Akpo. Em novembro, o grupo anunciou o fim de um cessar-fogo.

(Por Tife Owolabi)