IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Mester do Fed destaca importância de comunicação clara com o público

17/01/2018 20h16

Por Stephanie Kelly

NOVA YORK (Reuters) - A presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, delineou nesta quarta-feira meios para o banco central dos EUA melhorar sua comunicação com o público, explicando que uma comunicação clara tem uma função vital na elaboração da política monetária.

Em discurso na universidade Rutgers, Mester, que vota nos encontros de política monetária neste ano sob rodízio, disse que uma comunicação clara pode tornar a política monetária mais efetiva, ao ajudar pessoas e empresas a tomar melhores decisões econômicas. Ela também disse que o Fed fez um progresso substancial a este respeito.

Para fortalecer a comunicação, Mester sugeriu que as notas divulgadas após as reuniões do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) deveriam focar menos nas mudanças de curto prazo nos dados divulgados entre as reuniões. Em vez disso, os textos deveriam se concentrar nas mudanças nas condições econômicas e financeiras e seus efeitos no cenário de médio prazo, disse ela.

Mester também disse que o Fomc deveria usar regras "simples" de política monetária como referência para explicar as decisões.

"Não estou defendendo definir a política mecanicamente de acordo com uma única regra; nenhuma regra funciona bem o bastante através de uma variedade de modelos e circunstâncias econômicas", disse ela.

Mester acrescentou que outra forma de melhorar a comunicação seria relacionar variáveis no sumário de projeções econômicas.

O discurso de Mester ocorre no mesmo dia em que o Fed disse em seu livro bege que a economia e a inflação nos EUA expandiram a um ritmo modesto a moderado do fim de novembro até o fim do ano, enquanto salários continuaram subindo.