IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Serviços públicos e mineração impulsionam produção industrial dos EUA em dezembro

17/01/2018 12h48

WASHINGTON (Reuters) - A produção industrial dos Estados Unidos cresceu mais que o esperado em dezembro com o clima frio fora de época no fim do mês impulsionando a demanda por aquecimento.

O Federal Reserve disse nesta quarta-feira que a produção industrial saltou 0,9 por cento no mês passado, também empurrada por ganhos robustos na mineração depois de uma queda revisada de 0,1 por cento nos dados de novembro.

Economistas ouvidos pela Reuters previam que a produção industrial avançaria 0,4 por cento no mês passado, depois da divulgação anterior de um aumento de 0,2 por cento em novembro. A produção industrial cresceu a um ritmo anual de 8,2 por cento no quatro trimestre, o maior ganho desde o segundo trimestre de 2010.

Em todo o ano de 2017, a produção industrial subiu 1,8 por cento, o primeiro e maior crescimento desde 2014.

O setor industrial têm recebido o suporte de uma economia global cada vez mais fortalecida e um dólar mais fraco, que está ajudando a tornar as exportações dos EUA mais competitivas, relativamente àquelas dos principais parceiros comerciais da nação. Uma pesquisa no início desde mês mostrou uma aceleração na atividade das fábricas em dezembro, com o registro de novos pedidos em seu melhor resultado desde janeiro de 2004.

A produção mineral aumentou 1,6 por cento em meio a uma recuperação na produção de óleo e gás. A produção de empresas que prestam serviços públicos acelerou 5,6 por cento no mês passado, depois de cair 3,1 por cento em novembro.

(Por Lucia Mutikani)