IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Distribuidoras de energia reduzem 1,5GW em sobras contratuais para 2018, diz CCEE

19/01/2018 17h46

SÃO PAULO (Reuters) - As distribuidoras de eletricidade reduziram 1,55 gigawatts médios em sobras de energia contratada para este ano, informou nesta sexta-feira a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

O movimento das empresas vem após uma forte queda do consumo de eletricidade em meio à recessão brasileira em 2015 e 2016, e deve-se principalmente a regras que obrigam as concessionárias a fechar os contratos para atender à demanda com anos de antecedência. Com isso, as compras ocorreram quando havia projeções muito mais otimistas para o desempenho da economia do país.

A CCEE disse que a redução nas sobras é resultado do chamado "mecanismo de compensação de sobras e déficits"-- MCSD--, processo por meio do qual os geradores e distribuidoras negociam ajustes nos contratos.

A CCEE disse que os geradores se ofereceram para reduzir até 2 gigawatts médios em contratos.

As reduções contratuais são válidas para o período de janeiro a dezembro de 2018.

Eletropaulo , Amazonas Energia, da Eletrobras , e Cemig foram as elétricas com maior redução contratual, segundo a CCEE, com volumes de 126,6 megawatts, 121,4 megawatts e 104 megawatts, respectivamente, de acordo com tabela divulgada pela CCEE.

(Por Luciano Costa)