IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Executivos do Facebook querem evitar novas regulamentações na Europa

21/01/2018 17h00

Por Eric Auchard e Douglas Busvine

MUNIQUE (Reuters) - Os executivos do Facebook estão espalhados pela Europa nesta semana para explicar a lenta resposta da gigante rede social aos abusos em sua plataforma, visando evitar novas legislações similares à nova lei de discurso de ódio da Alemanha, que diz ir longe demais.

O diretor de comunicações e políticas públicas do Facebook usou uma reunião anual em Munique, com a presença da elite tecnológica da Europa e do Vale do Silício, para se desculpar por não ter feito mais e agido com antecedência para combater o discurso de ódio e campanhas de influência estrangeira no Facebook.

"Nós investimos demais para criar novas experiências e pouco para evitar abusos", disse o executivo Elliot Schrage, em uma palestra na conferência DLD Munich neste domingo.

Uma lei alemã que começou a valer no início do ano exige que as redes sociais como Facebook, Google e Twitter removam discurso de ódio online ou enfrentarão multas pesadas.

"(A lei) estabelece uma ideia correta para a relação entre o governo e o setor privado, mas também vai além do que... acreditamos que devesse ir", disse Schrage sobre a lei.

Por outro lado, Schrage elogiou a abordagem da União Europeia em exigir que empresas de internet adotem um código de conduta e respondam rapidamente a pedidos para derrubar conteúdo ilegal em vez de exigir que elas mesmas tomem essa decisão.

Em vez de ser um "velho oeste do conteúdo", argumentou Schrage, as políticas do Facebook sobre o policiamento do conteúdo estão muito mais alinhadas com os rígidos limites europeus sobre discurso de ódio do que a reputação de que qualquer coisa é aceita, que herdou do Vale do Silício.

"Nós frequentemente somos criticados por sermos uma empresa norte-americana. Mas nossas políticas sobre o respeito à expressão são muito mais próximas do modo como os padrões evoluíram na Europa que nos Estados Unidos", disse Schrage.

Mas várias lideranças tecnológicas na plateia disseram que o Facebook ignorou por muito tempo quais eram suas responsabilidades editoriais para o policiamento de conteúdo abusivo em sua plataforma.

A diretora de operações do Facebook, Sheryl Sandberg, se reunirá com formuladores de políticas em Paris e Bruxelas, enquanto Schrage viajará pela Alemanha. Ainda nesta semana eles se encontrarão em Davos, na cúpula anual que reúne políticos do mundo inteiro, empresários, banqueiros e celebridades nos Alpes Suíços.