IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Defesa de Lula aguarda publicação de condenação para definir recursos

24/01/2018 20h58

Por Lisandra Paraguassu

PORTO ALEGRE (Reuters) - Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não definiram os próximos passos dos recursos na ação contra o ex-presidente, depois da condenação definida nesta quarta-feira pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Segundo Cristiano Zanin, a defesa ainda irá esperar a publicação para definir os próximos passos.

“Ainda temos que aguardar a publicação da decisão para então avaliar o meio cabível de impugnar essa decisão”, disse Zanin em entrevista depois do julgamento que manteve a condenação do ex-presidente e ainda aumentou sua pena para 12 anos e um mês.

Lula foi condenado por unanimidade, inclusive com a mesma pena, o que é raro no tribunal.

“O fato de ter votos coincidentes não é o que mais surpreende. O que surpreende que nenhum dos votos tenha elemento concreto que comprove um crime”, afirmou Zanin.

Sobre a interpretação dos desembargadores de que o cumprimento da pena deve ocorrer quando todos os recursos no próprio TRF-4 forem apreciados – o que deve ocorrer nos próximos meses, outro advogado de Lula, José Roberto Batochio, disse acreditar que a tendência hoje nos tribunais superiores é não manter essa decisão.

“STF está revendo essa decisão. Alguns ministros estão decidindo de que não é obrigatório”, disse. “Lula é um ex-presidente, não oferece periculosidade. É uma hipótese exagerada."