Bolsas

Câmbio

Odebrecht fecha acordo com Justiça da Guatemala e pagará compensação de US$17,9 milhões

CIDADE DA GUATEMALA (Reuters) - A empreiteira brasileira Odebrecht fechou acordo com a Justiça da Guatemala e concordou pagar 17,9 milhões de dólares em compensação por ter negociado propinas em troca de contratos para obras públicas, informou a Procuradoria-Geral do país da América Central.

A Odebrecht está no centro de um esquema bilionário de corrupção através de diversos países da América Latina revelado a partir das investigações da operação Lava Jato, e em 2016 executivos da empresa admitiram ter feito pagamentos de propinas para obter um contrato para uma rodovia em 2012.

A empreiteira confirmou em comunicado nesta quinta-feira que fechou o acordo com a Guatemala, a exemplo do que já aconteceu em Brasil, Estados Unidos, Suíça, República Dominicana, Equador e Panamá.

"A empresa segue disposta a colaborar com as autoridades dos diversos países em que atua, visando o avanço das investigações em curso e a elucidação dos fatos contidos em sua colaboração com estes países", disse a Odebrecht em nota.

(Reportagem de Sofia Menchu e Tatiana Bautzer)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos