IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Starbucks decepciona após vendas de bebidas sazonais perderem força

26/01/2018 13h10

Por Lisa Baertlein

(Reuters) - A Starbucks alertou que o crescimento das vendas globais de café em 2018 ficará no nível mais baixo do intervalo esperado, após as bebidas sazonais não fazerem tanto sucesso com os consumidores norte-americanos durante um trimestre que é tradicionalmente forte.

Executivos da companhia reiteraram que a Starbucks, que às vezes aluga lojas uma na frente da outra, não estava perdendo negócios para canibalização ou crescente concorrência tanto de vendedores de café sofisticado quanto de versões mais baratas.

Mas as vendas na região das Américas subiram apenas 2 por cento no trimestre encerrado em 31 de dezembro, conforme os clientes adicionaram comida aos pedidos: o número de visitantes não se alterou.

Analistas consultados pela Consensus Metrix previam que as vendas subissem 3,3 por cento.

"Os feriados (ofertas por tempo limitado) e as mercadorias não ecoaram entre nossos clientes como planejado", disse o presidente-executivo da Starbucks, Kevin Johnson, em teleconferência com analistas.

A Starbucks oferece bebidas sazonais, como o ChestnutPraline Latte e o Gingerbread Latte, bem como cartões de presentes, xícaras, caixas de chás e ursinhos de pelúcia para cortejar compradores nos feriados de fim de ano.

Johnson ainda atribuiu o resultado decepcionante das vendas mesmas lojas a uma mudança já em andamento para vendas online, bem como ao menor interesse de clientes de tarde e noite.

A Starbucks informou que agora prevê que o crescimento das vendas globais mesmas lojas em 2018 fique no nível mais baixo do intervalo de 3 a 5 por cento.

O diretor financeiro da companhia, Scott Maw, disse que a Starbucks continuará "racionalizando" as operações ao remover mercadorias de fraco desempenho e baixa margem das lojas e descontinuar negócios que não contribuem significativamente para as vendas e o lucro.

A rede de cafeterias também trabalha para eliminar gargalos que podem ocorrer quando os usuários do aplicativo inundam as lojas com pedidos.

O desempenho das vendas mesmas lojas e a perspectiva para 2018 ofuscaram o aumento de lucro que a Starbucks espera colher com a redução de tributos nos EUA.

A companhia elevou a projeção do lucro no ano fiscal para um intervalo de 2,48 a 2,53 dólares por ação, excluindo itens extraordinários, de 2,30 a 2,33 dólares por ação anteriormente.

(Reportagem adicional de Nichola Groom em LosAngeles)