IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Briga entre facções rivais deixa 10 mortos em presídio no Ceará dois dias após chacina em Fortaleza

29/01/2018 17h18

SÃO PAULO (Reuters) - Dois dias depois de 14 pessoas serem mortas em uma chacina em um clube de forró em Fortaleza, capital do Ceará, uma briga entre membros de facções rivais deixou 10 detentos mortos em um presídio na cidade de Itapajé, interior do Estado, informou a Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará.

"Os internos iniciaram uma briga entre grupos rivais que resultou nas mortes. Policiais do município e agentes penitenciários do Grupo de Operações Regionais realizaram a intervenção, controlando a cadeia", informou a secretaria em nota.

A unidade prisional, segundo a mídia, tem capacidade para 25 presos, mas estaria abrigando 113. Questionada pela Reuters sobre a capacidade do presídio e o número atual de detentos, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará não respondeu de imediato.

Este é o segundo episódio violento no Ceará nos últimos dias. No sábado, um grupo armado disparou contra pessoas que estavam em uma casa de forró em Fortaleza, deixando 14 mortos.

Além das vítimas fatais, outras seis pessoas ficaram feridas no tiroteio na casa noturna Forró do Gago, no bairro Cajazeiras, e foram levadas a um hospital na capital cearense.

Após a chacina do sábado, o ministro da Justiça, Torquato Jardim, criou uma força-tarefa formada por membros da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Departamento Penitenciário Nacional para auxiliar o governo cearense, comandado pelo governador Camilo Santana (PT).

No fim de semana, Santana fez críticas à atuação do governo federal na área de segurança pública e disse que pedirá uma audiência com o presidente Michel Temer para tratar do tema. Santana também afirmou que cinco suspeitos da chacina na casa de forró já foram identificados e que "operações estão sendo realizadas com o objetivo de capturar todos os envolvidos o mais breve possível".

(Por Eduardo Simões)