Bolsas

Câmbio

Fortescue vê custo de produção de minério de ferro em mínima histórica

MELBOURNE (Reuters) - A mineradora australiana Fortescue disse que seus custos de produção de minério de ferro no último trimestre atingiram mínimas históricas e que espera uma retomada na demanda a partir de março, o que levou a um salto nas ações da companhia nesta terça-feira.

As ações da Fortescue, que manteve inalterado seu guidance para custos, subiram até 3 por cento enquanto os papéis de outras mineradoras em sua maior parte caíam, após o dólar se recuperar de mínimas de três anos.

A quarta maior produtora de minério de ferro do mundo disse que teve custos de 12,08 dólares para produzir uma tonelada métrica base úmida (wmt) da mercadoria no trimestre de outubro a dezembro, queda de 3,7 por cento ante o mesmo período do ano anterior e frente a uma projeção de 13,24 dólares do RBC.

A Fortescue manteve sua meta de custos para o ano financeiro iniciado em julho, de entre 11 e 12 dólares a tonelada.

Os custos menores são parte de uma busca por eficiência atualmente em andamento na companhia, disse o diretor de operações da Fortescue, Greg Lilleyman, em teleconferência com jornalistas.

Os embarques da companhia caíram para 40,5 milhões de toneladas nos três meses encerrados em 31 de dezembro, ante 42,2 milhões de toneladas no mesmo período do ano anterior. O UBS havia estimado cerca de 40,5 milhões de toneladas.

A Fortescue disse que seu minério de ferro foi vendido a um desconto maior que o esperado ante o índice de referência, de teor de 62 por cento. O desconto praticado pela Fortescue vem caindo gradualmente, e atingiu 23 por cento no primeiro trimestre deste ano.

(Por Melanie Burton; reportagem adicional de Aditya Soni, em Bangalore)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos