Bolsas

Câmbio

Ameaça de inflação aprofunda venda de ações na Europa

Por Helen Reid

LONDRES (Reuters) - Os principais índices acionários europeus sofreram fortes vendas generalizadas nesta segunda-feira, uma vez que as crescentes expectativas em torno da inflação nos Estados Unidos e a alta dos rendimentos dos títulos pesaram sobre os mercados de ações.

O índice FTSEurofirst 300 caiu 1,51 por cento, a 1.500 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 1,56 por cento, a 382 pontos, na sexta queda consecutiva.

Entre os maiores mercados acionários da Europa, apenas Espanha e Itália ainda estão mais elevadas do que estavam na virada do ano, com o Reino Unido registrando a pior performance. Os rendimentos dos títulos alemães foram à máxima de dois anos depois que os temores de inflação nos EUA provocaram vendas sustentadas nos mercados de títulos.

"Muito do sentimento e dos indicadores técnicos sugerem que o mercado estava sobrecomprado no final de janeiro, então parte dessa venda pode ser atribuída mais a fatores técnicos do que de fundamentos", disse o diretor de investimentos do Brooks Macdonald Edward Park.

Todos os setores ficaram no vermelho nesta segunda-feira, mas as vendas atingiram com mais força os setores que mais pagam dividendos. Os índices europeus de bens pessoais e domésticos e telecomunicações caíram ambos mais de 2 por cento.

As fabricantes de chips ASML, Dialog Semiconductor, Siltronic e BE Semiconductor registraram quedas.

"Setores ligados ao crescimento como o de tecnologia são particularmente sensíveis às expectativas em torno da inflação futura e das taxas de juros", disse Park.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 1,46 por cento, a 7.334 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 0,76 por cento, a 12.687 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,48 por cento, a 5.285 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,64 por cento, a 22.821 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,44 por cento, a 10.064 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 2,02 por cento, a 5.405 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos