Bolsas

Câmbio

Presidente do BCE vê volatilidade do euro pressionando inflação

Por Balazs Koranyi

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu está cada vez mais confiante de que colocará a inflação de volta dentro da meta, mas também enfrenta novos obstáculos com volatilidade do mercado monetário, disse o presidente do BCE, Mario Draghi, ao Parlamento Europeu nesta segunda-feira.

"Novos ventos contrários surgiram da recente volatilidade da taxa de câmbio, cujas implicações para a perspectiva de médio prazo para a estabilidade de preços exigem monitoramento próximo", disse Draghi em Estrasburgo, em um discurso que é em grande parte consistente com a última mensagem de política monetária do banco.

O BCE deixou sua política ultrafrouxa inalterada no mês passado, alertando que a inflação permanece silenciosa e pode demorar mais alguns anos antes de voltar a atingir a meta do banco de quase 2 por cento.

Ainda assim, com a economia da zona do euro avançando e o desemprego caindo rapidamente, espera-se que o BCE termine no final deste ano seu programa de mais de três anos de compra de 2,55 trilhões de euros (3,17 trilhões de dólares) em títulos.

(Por Balazs Koranyi)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos