Bolsas

Câmbio

Acordo com Airbus pausou encomendas do C Series, diz executivo da Bombardier

Por Jamie Freed e Tim Hepher

CINGAPURA (Reuters) - A canadense Bombardier acredita que houve uma "pausa" nos pedidos pelo jato C Series, conforme as companhias aéreas esperam que ela complete um acordo de parceria com a Airbus, disse o chefe de vendas comerciais nesta terça-feira.

A fabricante canadense em outubro vendeu uma participação majoritária do programa C Series, mas o acordo está aguardando aprovação de reguladores. Enquanto isso, a Bombardier e a Airbus não conseguem coordenar as campanhas de vendas para os jatos de 110 a 130 assentos.

O chefe de vendas da Bombardier Commercial Aircraft, Colin Bole, disse que as perspectivas de vendas de longo prazo para o C Series se fortaleceram como resultado da parceria, mas isso poderia estar causando alguns atrasos temporários nas decisões de pedidos.

"A maioria das companhias aéreas, pelo menos, está tentando entender o que isso significa no longo prazo", disse Bole à Reuters no Singapore Airshow.

A Bombardier acertou uma joint venture com a Airbus quando lutava contra um movimento da rival norte-americana Boeing para fazer com que os Estados Unidos aplicassem maiores impostos nos modelos C Series.

A empresa canadense teve uma vitória inesperada contra a Boeing na disputa comercial no mês passado, mas está dando continuidade aos planos de montar o jato para clientes dos EUA no Alabama, disse Bole.

Enquanto Airbus e Bombardier trabalham para concluir o negócio este ano, a brasileira Embraer está discutindo uma parceria com a Boeing.

(Por Jamie Freed e Tim Hepher)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos