Bolsas

Câmbio

Plano de Trump para perfurações no mar gera protestos na Califórnia

Por Sharon Bernstein

SACRAMENTO, Califórnia (Reuters) - Ativistas ambientais na Califórnia planejam protestar nesta quinta-feira contra uma proposta da administração de Donald Trump para aumentar consideravelmente a perfuração de petróleo em mar nos Estados Unidos.

O protesto foi planejado para acontecer imediatamente antes de uma reunião, em Sacramento, onde autoridades estarão disponíveis para conversar com o público sobre a expansão de perfurações.

As autoridades da Califórnia disseram na quarta-feira que o Estado bloquearia o transporte desse petróleo através das suas águas.

O protesto está sendo organizado por vários grupos ambientais, incluindo o Centro de Diversidade Biológica, o Sierra Club e o Conselho de Defesa dos Recursos Naturais.

A manifestação contará com funcionários públicos, incluindo a Controladora do Estado Betty Yee, que se senta na comissão que decide as licenças de dutos, e a senadora do Estado Hannah-Beth Jackson.

"A perfuração a céu aberto é suja e é perigosa", disse Miyoko Sakashita, diretor do programa de oceanos para o Centro de Diversidade Biológica. "Isso resulta em derrames de petróleo que ferem e matam animais selvagens".

A ameaça da Califórnia de impedir licenças de dutos para o transporte de petróleo é o último passo liderado por Estados tentando deter a maior expansão proposta federal em décadas para expansão da atividade de petróleo e gás.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos