IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vendas no varejo do Brasil caem mais que o esperado em dezembro mas sobem em 2017 após 2 anos

Rodrigo Viga Gaier e Camila Moreira

09/02/2018 09h02

RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO (Reuters) - As vendas no varejo brasileiro registraram queda bem mais forte do que o esperado mas ainda assim terminou 2017 com crescimento após dois anos de contrações, com destaque para os eletrodomésticos, sustentando a recuperação da atividade em ambiente de juros e inflação baixos.

Em dezembro, as vendas no varejo recuaram 1,5% na comparação com o mês anterior, resultado mais fraco desde as perdas de 1,9% em janeiro de 2016 e bem pior que a expectativa de recuo de 0,4% em pesquisa da Reuters com analistas.

Sobre o mesmo período do ano anterior, o setor apresentou ganho de 3,3%, ante expectativa dos economistas consultados de avanço de 4,7%.

Mesmo assim, o setor fechou 2017 com alta de 2%, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira, depois de contrações de 4,3% e 6,2% em 2015 e 2016, respectivamente.

O resultado é efeito da melhora do consumo após dois anos de recessão, mas ainda está longe de recuperar as perdas acumuladas de 10,2% em 2015 e 2016.

Teve ainda um ambiente econômico mais favorável com recuperação da renda e do crédito, além de inflação e juros mais baixos. Foi um ano que fechou positivo, mas nem de longe repõe a perda de mais de 10% dos últimos dois anos.

Isabella Nunes, economista do IBGE

Ela acrescentou ainda que a perda vista em dezembro veio por conta do resultado forte de novembro impulsionado pela Black Friday. "Tanto que os setores que mais subiram em novembro apresentaram queda em dezembro", disse a economista. Em novembro as vendas varejistas subiram 1%.

Entre as atividades pesquisadas, segundo o IBGE, o destaque em 2017 foi a alta de 9,5% de móveis e eletrodomésticos, com juros menores facilitando o crédito.

Retomada

O aumento de 1,4% nas vendas de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, também ajudou na retomada do setor no ano passado.

Ambas as atividades, entretanto, pressionaram o resultado de dezembro. Enquanto as vendas de supermercados caíram 3% na comparação com novembro, as de móveis e eletrodomésticos recuaram 2,7%.

No varejo ampliado, que incluem veículos e material de construção, as vendas caíram 0,8% em dezembro sobre o mês anterior mas fecharam 2017 com alta de 4%.

O comércio brasileiro iniciou 2018 com uma visão mais positiva sobre o quadro atual do país, o que levou a confiança do setor em janeiro ao maior nível desde julho de 2014, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV).