IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Comércio exterior impulsiona crescimento da Alemanha no 4º trimestre

23/02/2018 07h11

Por Michelle Martin

BERLIM (Reuters) - O comércio externo impulsionou a expansão de 0,6 por cento da economia da Alemanha no quarto trimestre sobre o período anterior, mostraram dados divulgados nesta sexta-feira, impulsionando as expectativas de que o início de 2018 tenha sido forte.

Os dados, que confirmaram a leitura preliminar, mostram que a economia alemã terminou o ano passado com força apesar da inabitual incerteza política em um país que se orgulha de sua estabilidade.

A Alemanha ainda aguarda um novo governo cinco meses depois de uma eleição inconclusiva em setembro. Os conservadores da chanceler Angela Merkel e o Partido Social-Democrata (SPD) concordaram em formar uma coalizão, mas os membros do SPD ainda têm a chance de vetar esse acordo em uma votação.

A Agência Federal de Estatísticas informou que as exportações avançaram 2,7 por cento na comparação trimestral e as importações subiram 2 por cento, portanto o comércio exterior contribuiu com 0,5 ponto percentual para o crescimento.

Mas o consumo privado, que tem sido um pilar nos últimos anos, ficou estagnado, assim como o investimento em capital bruto. Os gastos do governo aumentaram, acrescentando 0,1 ponto percentual ao crescimento.

(Reportagem de Michelle Martin)