IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bovespa sobe com destaque para Ambev e de olho no exterior

01/03/2018 12h14

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista subia nesta quinta-feira, com o avanço das ações da Ambev, após divulgação de resultado trimestral, ajudando na tentativa da bolsa de recuperar terreno após cair 2,6 por cento nos dois pregões anteriores.

Às 12:12, o Ibovespa subia 0,7 por cento, a 85.949 pontos. O giro financeiro era de 3,36 bilhões de reais.

No exterior, as atenções se voltam às declarações do chairman do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, Jerome Powell, ainda nesta sessão. Na terça-feira, os comentários de Powell ajudaram a iniciar o movimento de ajuste no mercado acionário brasileiro, após agentes de mercado entenderem que ele deixou a porta aberta para mais uma alta de juros na maior economia do mundo este ano.

Localmente, dados divulgados nesta quinta-feira mostraram que a economia brasileira ficou praticamente estagnada no final de 2017, com expansão de 0,1 por cento no quatro trimestre ante os três meses anteriores. Sobre o quarto trimestre de 2016, o crescimento foi de 2,1 por cento. Pesquisa Reuters apontava alta de 0,4 por cento do PIB no quarto trimestre de 2017 em relação ao terceiro e de 2,5 por cento sobre um ano antes.

"O PIB no Brasil... mostra o quanto a retomada econômica será gradual, porém com importantes dados de consumo das famílias em alta e estabilidade no PIB industrial, com melhora ao longo do ano e carrego positivo para 2018", escreveram analistas da corretora Lerosa Investimentos, em relatório a clientes.

DESTAQUES

- AMBEV ON tinha alta de 2,55 por cento, depois de reportar alta de 23,2 por cento no lucro líquido ajustado do quarto trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionado pelo desempenho de venda de cervejas no Brasil.

- BRF ganhava 1,54 por cento, entre as maiores altas do índice, tendo ainda no radar as articulações de acionistas para mudar o comando da empresa. O conselho de administração se reunirá na próxima segunda-feira para analisar pleito dos fundos de pensão do Banco do Brasil (Previ) e da Petrobras (Petros), para convocar assembleia e deliberar sobre a destituição de todos os membros do conselho.

- FLEURY ON subia 0,81 por cento, antes da divulgação do resultado da empresa, previsto para depois do fechamento do mercado nesta quinta-feira.

- VALE ON operava perto da estabilidade, devolvendo os ganhos que chegaram a cerca de 1,3 por cento na máxima do dia até o momento, em uma tentativa de recuperação após a queda de 4,8 por cento na véspera. - ITAÚ UNIBANCO PN tinha alta de 1,41 por cento e BRADESCO PN ganhava 1,44 por cento, ajudando o viés positivo do índice.

- ULTRAPAR ON tinha leve alta de 0,25 por cento, após o tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) rejeitar a aquisição por sua subsidiária Ultragaz de 100 por cento da Liquigás, distribuidora de gás de cozinha (GLP) da Petrobras. Segundo analistas, a decisão não traz impacto significativo ao papel, uma vez que o mercado já via poucas chances de aprovação do negócio.

- PETROBRAS PN caía 1,35 por cento e PETROBRAS ON tinha baixa de 1,04 por cento, em dia de perdas para os preços do petróleo no mercado internacional. A estatal disse nesta quinta-feira que busca alterantivas para se desfazer da Liquigás.

- EOCORODOVIAS ON caía 6,67 por cento, após registar lucro líquido comparável de 97,2 milhões de reais no quarto trimestre, 9,5 por cento acima do verificado um ano antes. Segundo analistas do BTG Pactual, o número veio mais fraco que o esperado pelo banco, devido a despesas financeiras mais altas que o esperado e ao impacto de 4 milhões de reais relacionado a operações descontinuadas. A equipe destaca, no entanto, que o resultado operacional veio em linha com o esperado.

- MULTIPLAN ON operava perto da estabilidade, tendo no radar o resultado do quatro trimestre considerado por alguns analistas como dentro do esperado. A empresa teve lucro líquido de 135 milhões de reais no período, alta de 58,6 por cento sobre um ano antes.

(Por Flavia Bohone)