Bolsas

Câmbio

Leilões de terminais portuários até junho vão gerar investimentos de mais de R$500 milhões, diz PPI

Por Leonardo Goy

BRASÍLIA (Reuters) - O governo federal vai leiloar seis terminais portuários nesse primeiro semestre, que somados devem alavancar investimentos de mais de 500 milhões de reais, disse à Reuters o diretor da área de portos do Programa de Parcerias de Investimentos, Diogo Piloni.

O primeiro leilão já está agendado para ocorrer em 6 de abril e contempla três terminais para Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), o chamado gás de cozinha, no porto de Miramar, em Belém, (PA).

Somados, esses três terminais devem demandar dos vencedores da licitação quase 170 milhões de reais ao longo dos 20 anos de contrato. "Mas a maior parte dos investimentos deve se concentrar nos três primeiros anos", disse Piloni.

Ele destacou que um dos terminais é "greenfield", ou seja, terá de ser construído pelo vencedor do leilão.

Ainda este mês o PPI prevê a publicação de outro edital para um leilão que deve ocorrer em junho, somente para terminais "greenfield", sendo dois em Paranaguá (PR), um para celulose e outro para veículos, e ainda um terminal de celulose em Itaqui (MA), Estado que abriga uma grande fábrica da Suzano Papel e Celulose.

Neste segundo leilão, os investimentos nas três áreas deve chegar a 382 milhões de reais ao longo dos 25 anos de contrato.

Somente o terminal de celulose de Itaqui deve receber aportes de 215 milhões de reais. "Nesse terminal o investidor terá de construir um berço de atracação novo", explicou.

Para o segundo semestre, os planos são de mais leilões, mas dessa vez focados em terminais de granéis líquidos. "Sendo que 90 por cento deles serão para combustíveis", explicou Piloni.

Ao todo, o PPI prevê leiloar cinco terminais já existentes para granéis líquidos no porto de Miramar (PA), um a ser construído em Vila do Conde (PA), três já existentes em Cabedelo (PB), um novo em Vitória (ES) e outro existente em Santos (SP).

Somados, os leilões de terminais de granéis líquidos do segundo semestre devem gerar investimentos de cerca de 780 milhões de reais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos