IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Temer diz a governadores que União vai ajudar a reequipar polícias locais

01/03/2018 12h25

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Michel Temer anunciou, na abertura de uma reunião com governadores nesta quinta-feira, que o governo federal elaborou um plano para ajudar a financiar o reequipamento das polícias estaduais.

“Nós temos um plano, já delineado na noite de ontem, de maneira a que nós possamos financiar, o Jungmann detalhará esta hipótese, nós podemos ajudar a financiar os Estados para o reequipamento das polícias locais, das polícias estaduais”, disse Temer.

Há duas semanas, o governo federal decretou uma inédita intervenção na área de segurança pública dos Estado do Rio de Janeiro, e a partir daí passou a colocar o tema como sua prioridade, inclusive criando o Ministério Extraordinário da Segurança Pública, tendo Raul Jungmann como titular.

Temer abriu a reunião --que contou ainda com a presença da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, dos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), e de ministros-- afirmando que o objetivo do encontro era de motivação para todos concentrarem esforços para a melhoria da segurança pública, que apontou como uma das principais preocupações da população.

"Que os senhores, nos respectivos Estados, possam reunir as entidades todas, a partir do Ministério Público local, a partir do Tribunal de Justiça local, do Judiciário local e, ao mesmo tempo, reunindo a sociedade, as entidades representativas da sociedade, para que todos possam mobilizar-se em favor da segurança pública", disse Temer.

O presidente também fez um apelo para que os governadores garantam mais vagas no sistema penitenciário, lembrando que no ano passado o governo federal destinou recursos para construção de uma penitenciária em cada Estado, além de presídios federais, mas esse projeto não foi adiante.

(Reoportagem de Lisandra Paraguassu)