IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Volkswagen avalia estrutura corporativa de divisão de caminhões antes de possível IPO, diz fonte

05/03/2018 10h18

GENEBRA (Reuters) - Administradores da Volkswagen discutiram mudar a estrutura corporativa da divisão de caminhões na semana passada, um passo necessário para uma eventual listagem das ações da unidade em bolsa, disse uma fonte próxima da companhia.

O conselho da divisão de caminhões debateu se transforma a estrutura legal em uma Societas Europea (SE) ou uma corporação de ações alemã (AG), mas nenhuma decisão foi tomada, completou a fonte.

A unidade de Caminhões e Ônibus da Volkswagen, que inclui as marcas MAN e Scania, pode seguir uma tendência mais ampla entre montadoras e fornecedores de divisão dos conglomerados em negócios mais especializados.

Essa medida, contudo, exigiria a aprovação do conselho de supervisão da montadora, que tem o poder de bloquear grandes mudanças na estrutura corporativa da Volkswagen.

Handelsblatt e Bloomberg reportaram no fim de semana que a VW havia discutido mudar a designação corporativa das operações de caminhões.

Uma porta-voz da divisão se recusou a comentar o assunto no domingo, reiterando que administradores disseram que uma listagem separada de ações estava entre as opções estratégicas.

A unidade de Caminhões e ônibus da VW não estava disponível para comentário.

(Por Andreas Cremer)