IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BNDES amplia prazo de financiamentos em infraestrutura a até 34 anos

Lais Martins

06/03/2018 17h32

SÃO PAULO (Reuters) - O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) anunciou nesta terça-feira (6) a ampliação do prazo total dos financiamentos de projetos de infraestrutura de 20 para até 34 anos, redução dos spreads e aumento da participação máxima do banco nos financiamentos.

As mudanças dão continuidade a medidas anunciadas em janeiro, quando entrou em vigor a Taxa de Longo Prazo (TLP), que substituiu a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) como taxa básica das operações do banco.

Os spreads -- taxa de remuneração do banco-- cairão para 0,9% ao ano, ante 1,7%, nos financiamentos em áreas consideradas prioritárias, que são segurança pública, inovação, meio ambiente, energia solar, saneamento, tratamento de resíduos sólidos e qualificação profissional. Nos demais casos, os spreads podem chegar a até a 2,1%, com faixas intermediárias de 1,3% e 1,7%.

A medida, segundo o presidente do BNDES, Paulo Rabello de Castro, visa estimular projetos nestas áreas identificadas como prioritárias pelo banco.

"É natural que algumas coisas sejam mais importantes em dado momento, segurança, por exemplo.. Esse é o momento em que o banco disse 'para algumas coisas em particular nós vamos dar um olhar especial'", disse Rabello a jornalistas.

O BNDES também reduziu seu spread médio para 1,3%, ante 1,7%. A decisão, no entanto, não compromete a rentabilidade do banco de fomento, disse Rabello.

"O conselho de administração concedeu que a remuneração total sobre os ativos passou de um nível um pouco mais agressivo para um nível um pouquinho mais moderado", disse Rabello.

A gente não tem que mirar uma rentabilidade tão alta, mas isso não significa que vamos ganhar menos.

Paulo Rabello de Castro

O banco de fomento também anunciou que passará a calcular o percentual máximo de participação dos financiamentos com base no investimento total dos projetos, e não apenas em cima de itens financiáveis. No caso de micro, pequenas e médias empresas, a participação do BNDES pode ser de até 100% em todas a linhas de financiamento. Para as grandes empresas, a participação máxima é de 80% para projetos de setores considerados prioritários e de 60% nos demais casos, disse o banco em comunicado.

O prazo total, incluindo carência e amortização, dos financiamentos nos projetos de ferrovias, rodovias, hidrovias e mobilidade urbana foi estendido a até 34 anos. Para projetos em energias alternativas, portos, aeroportos, exportação e desenvolvimento regional, o prazo máximo total subiu em quatro anos, para 24.

Para projetos de educação, saúde, segurança e telecomunicações, o prazo foi mantido em até 20 anos. E, para capital de giro, o prazo máximo é de 5 anos.

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Como cobrar dívida de um amigo

UOL Notícias