IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Alemanha diz ter sérias preocupações com renúncia de assessor econômico do governo Trump

07/03/2018 09h52

BERLIM (Reuters) - O governo alemão tem sérias preocupações com a renúncia do principal assessor econômico do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse a ministra da Economia, Brigitte Zypries, nesta quarta-feira, acrescentando que espera que Trump mude de opinião sobre as tarifas de importação.

"A situação é séria", disse Zypries sobre a decisão de Trump de impor tarifas elevadas sobre o aço e o alumínio e sobre a saída de Gary Cohn, considerado uma voz moderadora na Casa Branca.

Zypries disse que Berlim está coordenando de perto seus próximos passos com outros Estados membros da União Europeia, acrescentando que a Europa responderá de maneira apropriada se os EUA adotarem as tarifas sobre as importações de aço e alumínio.

Mas ela também disse que a Alemanha espera evitar um conflito comercial. "Espero que Trump mude de ideia", disse Zypries.

A ministra disse estar convencida de que o comércio garante prosperidade para todos se for baseado na compreensão mútua.

"É muito importante que haja defensores disso na Casa Branca", disse Zypries. "É por isso que estou preocupada com os últimos sinais provenientes dos EUA".

O assessor de Trump, Cohn, ex-presidente-executivo do Goldman Sachs, disse na terça-feira que iria renunciar. Ele perdeu uma batalha sobre os planos de Trump de tarifar as importação e sua partida aumenta as chances de uma guerra comercial global.

A notícia impactou os mercados europeu e norte-americano.

(Por Gernot Heller e Michael Nienaber)