Bolsas

Câmbio

Crescimento do PIB do Japão no 4º tri é revisado para cima por ganhos em gastos de capital

Por Tetsushi Kajimoto

TÓQUIO (Reuters) - A economia do Japão expandiu mais do que o estimado inicialmente no quarto trimestre devido a uma revisão para cima nos gastos de capital e nos dados de estoque, confirmando o oitavo trimestre seguido de crescimento.

A economia cresceu a uma taxa anualizada de 1,6 por cento entre outubro e dezembro, contra expectativa de economistas de 0,9 por cento e leitura preliminar de 0,5 por cento, informou o Escritório do Gabinete nesta quinta-feira.

O resultado marcou a mais longa expansão ininterrupta desde os 12 trimestres de crescimento registrados entre abril e junho de 1986 e janeiro e março de 1989, durante a bolha econômica japonesa.

A taxa de crescimento anualizada se traduz em expansão de 0,4 por cento na comparação trimestral em termos reais e ajustados para preços, contra leitura inicial de 0,1 por cento e expectativa de 0,2 por cento.

A revisão para cima deveu-se a ganhos mais rápidos do que o esperado em gastos de capital, um impulso para as autoridades que buscam estimular um ciclo de crescimento virtuoso em que salários mais altos estimulam os gastos dos consumidores, que por sua vez vão aumentar o investimento empresarial e acelerar a inflação.

"Dados fracos recentes como produção industrial e vendas no varejo para janeiro sugerem que o crescimento do PIB pode desacelerar no primeiro trimestre", disse Masaki Kuwahara, economista sênior do Nomura Securities.

"Ainda assim, o crescimento do Japão vai manter-se firme, liderado pelas exportações e gastos de capital, com ajuda da economia sólida dos EUA."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos