IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Maia lança pré-candidatura à Presidência e diz ser o nome da mudança

08/03/2018 13h41

Por Maria Carolina Marcello e Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), lançou-se nesta quinta-feira à corrida presidencial com o discurso de que quer ser o candidato daqueles que querem a "renovação na política" e da mudança sem "radicalismos e populismos irresponsáveis".

Durante convenção do DEM que elegeu a nova Executiva do partido, Maia fez um discurso de 20 minutos no qual buscou se colocar como um nome conciliador, que conversa com as mais diversas forças políticas.

O presidente da Câmara, entretanto, ignorou no pronunciamento o governo do presidente Michel Temer, contra quem, já declarou publicamente, poderá concorrer nas eleições de outubro.

"Aceito o desafio de ser o candidato da mudança, sem populismos irresponsáveis, sem radicalismos, sem teses fáceis e sem demagogia, sem o antagonismo atrasado, retrógrado, ultrapassado entre direita e esquerda", disse. "Aceito ser o candidato do equilíbrio, da responsabilidade e da solidariedade", completou.

Maia afirmou que será o candidato a mudar o Brasil, que saberá ouvir a todos e vai dialogar com todas as correntes de pensamento. Destacou que a tarefa dele é construir um "projeto consistente e viável" para o Brasil até as convenções partidárias.

A convenção do DEM, que lançou a pré-candidatura de Maia, contou com a presença de representantes de vários partidos, como os presidentes do MDB, senador Romero Jucá (RR), do Solidariedade, deputado Paulinho da Força (SP), do PP, senador Ciro Nogueira (PI), do PSC, Pastor Everaldo, e parlamentares do PSDB, PPS e do MDB.