Câmara elege representantes para o Conselho da República
BRASÍLIA (Reuters) - A Câmara dos Deputados elegeu nesta quarta-feira os dois representantes da Casa no Conselho da República, órgão de consulta que opina em situações como uma intervenção federal.
A base governista elegeu o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) para representar a Câmara no conselho, enquanto o ex-ministro da Justiça Eugênio José Guilherme de Aragão foi eleito pela oposição (cada grupo poderia eleger um representante).
O Conselho da República é um órgão de consulta e tem como função se pronunciar sobre intervenção federal, assim como na decretação de estado de defesa e estado de sítio. Também é consultado em caso de situações que envolvam a estabilidade das instituições democráticas.
O conselho é composto pelo vice-presidente da República, pelos presidentes da Câmara e do Senado, líderes da maioria e da minoria nas duas Casas do Congresso, e pelo ministro da Justiça.
Outros seis integrantes do conselho têm de ser brasileiros natos, com mais de 35 anos – dois deles são nomeados pelo presidente da República, dois são eleitos pela Câmara e dois pelo Senado, com mandato de três anos sem possibilidade de recondução.
(Reportagem de Maria Carolina Marcello)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.