Bolsas

Câmbio

Preços de agropecuários no atacado sobem com força e IGP-10 acelera alta a 0,45% em março, diz FGV

SÃO PAULO (Reuters) - Os preços dos produtos agropecuários no atacado passaram a subir com força e o Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) acelerou a alta 0,45 por cento em março, de 0,23 por cento em fevereiro, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira.

A expectativa em pesquisa da Reuters com economistas era de alta de 0,4 por cento no mês.

Os dados de março mostram que o Índice de Preços ao Produtor Amplo-10 (IPA-10), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral, subiu 0,63 por cento em março, contra variação positiva de 0,09 por cento antes.

No IPA, os produtos agropecuários tiveram alta de 2,03 por cento em março, deixando para trás o recuo de 1 por cento de fevereiro. Já os produtos industriais desaceleraram a alta a 0,18 por cento, ante 0,45 por cento na leitura anterior.

Para o consumidor os preços mostraram menor pressão, uma vez que o Índice de Preços ao Consumidor-10 (IPC-10), que responde por 30 por cento do índice geral, desacelerou a alta a 0,10 por cento, de 0,57 por cento no mês anterior.

A FGV destacou o comportamento de hortaliças e legumes, para o resultado do mês, o que ajudou o grupo Alimentação a registrar deflação de 0,31 por cento, ante alta de 0,78 por cento em fevereiro.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção-10 (INCC-10) avançou 0,12 por cento em março, após alta de 0,32 por cento antes.

O IGP-10 calcula os preços ao produtor, consumidor e na construção civil entre os dias 11 do mês anterior e 10 do mês de referência.

(Por Taís Haupt)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos