ipca
-0,09 Ago.2018
selic
6,5 19.Set.2018
Topo

Sul-coreana Dongkuk Steel suspende temporariamente exportações para EUA em meio a disputa sobre tarifas

15/03/2018 08h49

SEUL (Reuters) - A sul-coreana Dongkuk Steel informou nesta quinta-feira que suspenderá temporariamente as exportações para os Estados Unidos a partir de abril, conforme a Coreia do Sul tenta ganhar isenção das tarifas norte-americanas ao aço importado.

Um porta-voz da companhia disse que a siderúrgica colocou em espera as exportações de abril, enquanto o governo sul-coreano afirmou que segue pedindo que o aço do país seja isento da taxação.

"Nós não decidimos se continuaremos ou não exportando os nossos produtos para os Estados Unidos", disse o porta-voz.

A Coreia do Sul "adotará todos os meios possíveis" para responder à decisão do presidente norte-americano, Donald Trump, de impor tarifas sobre aço e alumínio importados, afirmou o ministro de Finanças do país na segunda-feira.

A Dongkuk Steel vendeu cerca de 130 bilhões de wons (122,29 milhões de dólares) em produtos de aço para os Estados Unidos no ano passado, o equivalente a cerca de 4 por cento das vendas totais, de acordo com o porta-voz.

Na semana passada, Trump seguiu em frente com a decisão de taxar as importações de aço em 25 por cento e as de alumínio em 10 por cento, mas isentou Canadá e México e ofereceu a possibilidade de excluir outros aliados, voltando atrás em sua posição anterior de que não haveria exceções.

O presidente Trump afirmou anteriormente que estava pronto para trabalhar uma isenção para Austrália, enquanto Japão, Coreia do Sul, União Europeia e Brasil pediram tratamento similar.

A Coreia do Sul é um dos fornecedores primários de aço para companhias de dutos. Companhias do setor disseram que consideram enviar as exportações para outras partes do mundo devido a dificuldades com embarques para os EUA, mesmo antes das tarifs entrarem em vigor.

(Por Jane Chung)

Mais Economia