IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Argentina e Alemanha querem manter promessa de livre comércio na cúpula do G20

18/03/2018 13h20

Por Francesco Canepa

BUENOS AIRES (Reuters) - A Alemanha e a Argentina querem renovar a promessa de manter o livre comércio internacional em uma cúpula das 20 maiores economias do mundo em Buenos Aires nesta semana, disseram os ministros da Fazenda desses dois países no domingo.

Um consenso internacional de várias décadas sobre o comércio internacional ficou ameaçado pela posição protecionista do presidente dos EUA, Donald Trump, que inclui planos para elevar tarifas sobre o aço e o alumínio.

Mas os representantes da maior economia da Europa, a Alemanha, e do país anfitrião, a Argentina, insistirão em manter no comunicado da cúpula do G20, marcada para 19 e 20 de março, a linguagem do encontro anterior do grupo, que enfatizou "o papel crucial do sistema de comércio internacional baseado em leis."

"Pretendemos chegar a um acordo em termos de manter a redação do comunicado de Hamburgo sustentando os benefícios do livre comércio", disse o ministro da Fazenda argentino, Nicolas Dujovne, o anfitrião da cúpula do G20.

Suas palavras foram ecoadas pelo novo ministro da Fazenda alemão, o social-democrata Olaf Scholz, em declarações ao lado do colega em uma entrevista coletiva após uma reunião bilateral.