Bolsas

Câmbio

Mercados acionários europeus recuam com Micro Focus e antes de reunião do Fed

Helen Reid

LONDRES (Reuters) - Os mercados acionários europeus fecharam em queda nesta segunda-feira, antes da alta amplamente esperada da taxa de juros do Federal Reserve, enquanto resultados e fusões e aquisições se destacaram, com a empresa de software Micro Focus afundando e uma oferta para a Hammerson impulsionando ações de imóveis comerciais.

O índice FTSEurofirst 300 caiu 1,15 por cento, a 1.461 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 1,07 por cento, a 374 pontos.

A ação da Micro Focus despencou 46 por cento, para a mínima de três anos, depois da saída do presidente-executivo e de reduzir a previsão de receita anual.

O recuo do papel colocou o índice de setor de tecnologia da Europa em queda de 2,5 por cento, sua pior queda desde o início de fevereiro, quando os mercados globais afundaram.

A Hammerson subiu 24 por cento depois de informar que tinha rejeitado uma oferta de aquisição da francesa Klepierre. Com a rejeição do acordo imobiliário comercial, a Klepierre caiu 3,9 por cento.

A política monetária também foi o foco do mercado, já que no próximo dia 21 o Federal Reserve, banco central norte-americano, também define sua taxa de juros e com amplas expectativas de que ela será elevada pela primeira vez neste ano.

O índice britânico FTSE caiu para uma mínima de 15 meses após o Reino Unido e a União Europeia concordarem em uma transição pós-Brexit.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 1,69 por cento, a 7.042 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,39 por cento, a 12.217 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 1,13 por cento, a 5.222 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,98 por cento, a 22.633 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,99 por cento, a 9.664 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,73 por cento, a 5.396 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos