Bolsas

Câmbio

Protecionismo poderia prejudicar crescimento econômico do G20 e deve ser evitado, diz UE

BUENOS AIRES (Reuters) - O crescimento econômico global está enfrentando o risco de políticas com foco doméstico e protecionismo, que deve ser evitado, disse o comissário de Economia europeu Pierre Moscovici nesta segunda-feira, paralelamente a uma reunião de líderes financeiros mundiais na Argentina que discutia o comércio.

Moscovici disse que ministros da Fazenda e presidentes de bancos centrais das 20 maiores economias do mundo, o G20, discutiram comércio na tarde desta segunda-feira de um modo "educado", no contexto das perspectivas econômicas globais em meio a preocupações de que os planos dos Estados Unidos de impor tarifas sobre importações de aço e alumínio poderiam gerar uma guerra comercial global.

"O primeiro risco é o risco de políticas que olham para dentro dos países e protecionismo", disse Moscovici a repórteres após o primeiro dia de negociações, acrescentando que o protecionismo poderia prejudicar o crescimento e os princípios de livre comércio da Organização Mundial do Comércio.

Ele mencionou que o mundo conseguiu evitar a experiência de uma grande depressão do início do século 20 durante a crise financeira de 2007 a 2009 porque não se voltou ao comércio protecionista na época.

"Eu espero que amanhã o comunicado do G20 mostre que o protecionismo não é a solução e nós devemos evitá-lo absolutamente", disse ele. "Uma guerra comercial seria estúpida. Haveria danos em ambos os lados do Atlântico", disse ele.

Ele reiterou que, embora a União Europeia não queira uma guerra comercial com os EUA, o bloco estava preparando contramedidas no caso de não ser isenta das tarifas dos EUA sobre aço e alumínio.

(Por Jan Strupczewski)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos